Organiza Es N O Governamentais E Terceiro Setor
Os textos indicados mostram que apesar do Terceiro Setor já ser reconhecido pela sociedade através de suas ações positivas, ainda enfrenta grandes dificuldades no que diz respeito à capacitação de recursos, uma vez que o apoio do Estado não é suficiente e sendo assim, estas entidades precisam buscar patrocinadores e doadores em pessoas físicas. Entretanto, esta tarefa não é tão simples assim, se abrangem grandes desafios para obter o maior retorno positivo quanto à otimização, planejamento, credibilidade e administração adequada.
Por serem entidades privadas que apresentam serviços de natureza pública, o Estado “apoia e financia” algumas atividades do Terceiro Setor, sendo elas as seguintes modalidades: auxílios, contribuições, convênios, contratos, termos de parceria e contrato de gestão. Da mesma forma acontecem com as pessoas físicas, que também auxiliam e financiam projetos sociais e educacionais através de doações feitas em dinheiro que são depositadas em conta corrente, onde logo depois a organização entrega uma declaração que se compromete a não distribuir lucros ou vantagens aos dirigentes. Uma das maneiras mais simples das organizações obterem receitas é através de sorteio, no entanto, é preciso que a entidade seja de utilidade pública ou filantrópica e também que os recursos nos quais forem utilizados, sejam para manutenção de obras sociais a que se remetem.
Devido ao aumento da visibilidade das organizações, a capacitação de recursos passou a ser uma necessidade devido ao aumento de trabalho, falta de capital financeiro e humano. Dessa forma, foram desenvolvidos cursos dedicados a ensinar as organizações a elaborar planos e projetos para obtenção de recursos para financiar seus devidos trabalhos e assim otimizar os recursos já existentes, buscando novas parcerias e obtendo novas alternativas. A capacitação de recursos deve começar com um estudo de planejamento,