organica
Vários agentes oxidantes, incluindo KMnO4, CrO3 e Na2Cr2O7 podem ser utilizados no oxidação de um álcool primário ou secundário. Qual reagente usar em uma determinada ocasião específica vaidepender de alguns fatores como custo, conveniência, rendimento da reação e sensibilidade do álcool. Os alcoóis secundários, diferentemente dos primários que formam um aldeído e depois geram um ácido carboxílico, são oxidados de apenas uma forma gerando sempre como produto uma cetona. A cicloexanona não é só um solvente muito bom, como também é o intermediário principal na produção de coprolactama (utilizada como matéria-prima na fabricação de nylon). Ela é obtida pela hidrogenação catalítica (com níquel) do fenol a cicloexanol. Este é, então, desidrogenado em fase vapor com um catalisador à base de ferro e zinco.
A oxidação de um ácido carboxílico envolve a quebra de uma ligação simples carbono-carbono pelo Dicromato de Sódio misturado a um ácido (mistura oxidante).Os alcoóis secundários são oxidados a cetonas pelos mesmos reagentes.
A cicloexanona não é só um solvente muito bom, como também é o intermediário principal na produção de coprolactama(utilizada como matéria-prima na fabricação de nylon). Ela é obtida pela hidrogenação catalítica (com níquel) do fenol acicloexanol. Este é, então, desidrogenado em fase vapor com um catalisador à base de ferro e zinco