Organica experimental I - UFRN
Relatório, experimento 3.
Data de realização: 26/02/14
Alunos: Luís Fellipe, Nicoly Branco, Pedro Victor, Vitor Fernandes.
QUI0314 – 4M56
Título: Cromatografia em Coluna e em Camada Delgada (CCD)
Pré-Laboratório
1) Soluto: substancia que pode ser dissolvida (dissociada e solvatada por um determinado solvente).
Solvente: substância que permite a dissolução de uma outra substância em seu meio, ou seja, a dissocia e solvata.
Os fatores que determinam a solubilidade das substancia é a polaridade das moléculas e as interações químicas moleculares. Moléculas polares só dissolvem polares e moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares. Dependendo da intensidade da polaridade e da força das interações químicas intermoleculares, pode ocorrer muita ou pouca dissolução.
2) Óleos vegetais e minerais são substâmcias apolares, enquanto a água é uma substância polar. Portanto, não há dissolução entre ambos.
3) Cromatografia é uma técnica analítica quantitativa e qualitativa, baseada na separação de componentes de uma mistura através de diferentes interações com duas fases do sistema, a fase móvel e a fase estacionária.
4) Os métodos cromatográficos podem ser: planar, podendo então ser, CCD, CP ou centrífuga; e em coluna, podendo então ser: CSC, líquida clássica ou CLAE egasosa CG ou CGAR.
5) A CCD, consiste em uma placa fina de uma substância polar como fase estacionária que é mergulhada num recipiente com uma substância apolar volátil, a qual é capaz de eluir os componentes da mistura. Esse arraste leva apenas a parte mais apolar da mistura, enquanto a parte mais polar fica retida na fase móvel. Pode-se então comparar a polaridade dos componentes através da distância de arraste.
Já a cromatografia em coluna, usa-se a gravidade para “arrastar” os componentes da mistura por um adsorvente em uma coluna de vidro. Esse adsorvente retém os componentes de polaridade semelhante a sua, enquanto os de polaridade