Organelas
1
CITOPLASMA
Do gr. Kytos, célula; plasma, molde. Complexo de substâncias que assume a consistência de uma massa gelatinosa, homogênea, formando um sistema coloidal, que preenche o citossomo (espaço celular compreendido entre as membranas plasmática e nuclear). A massa coloidal que forma o citoplasma recebe o nome de matriz citoplasmática ou hialoplasma e é constituída de proteínas globulosas, metabólitos diversos, íons e proteínas monoméricas que polimerizadas originam os microtúbulos e microfilamentos, formando o citoesqueleto celular. No citoplasma das células eucariontes distribuem-se organelas celulares de naturezas diversas, com funções específicas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos, ribossomos, centríolos, etc. O citoplasma pode também apresentar depósitos de substâncias diversas, como grânulos de glicogênio, produtos de secreção e gotículas lipídicas.
ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS:
MITOCÔNDRIAS
(Do gr. mitos, fio; chondrios, grão).
Estrutura: são corpúsculos em forma de bastonetes que aparecem no citoplasma em número variável, segundo o tipo celular. Vista ao microscópio eletrônico a mitocôndria apresenta uma ultra-estrutura típica, sendo limitada por duas unidades de membranas lipoprotéicas, a externa é lisa e a interna franjada. A membrana interna limita a matriz mitocondrial onde se passam as reações do ciclo de Krebs e forma, para o interior da mesma, uma série de invaginações denominadas cristas mitocôndrias. Nas cristas mitocôndrias encontram-se os corpos elementares e, neles transcorrem as reações da cadeia respiratória, figura 1.10. A mitocôndria tem
DNA e RNA próprio, o que leva os pesquisadores a admitirem que esta organela foi um "procarioto de vida livre" antes de ser incorporada à célula eucariota e ter uma relação simbiôntica com a mesma.
Função: Quando se diz que a mitocôndria é responsável pelo processo de respiração celular,