BACEN 2014
1. Qual o papel da política monetária?
A política monetária exerce um papel determinante na economia de um país na medida em que tem como objetivo manter o poder de compra do Real e controlar a liquidez do sistema manipulando taxas de juros e oferta de moeda.
Esta deve convergir com a política econômica e também caminhar para uma situação econômica estável já que a percepção de vulnerabilidade desacelera a atividade econômica e afasta investimentos (internos e externos) interrompendo o ciclo de crescimento sustentável da economia do país.
1.1 Porque é que o Banco Central tem o controle total sobre a condução da política monetária?
O Banco Central é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, é o órgão executor da política monetária e essa autoridade deve atuar de forma técnica e focada na estabilidade da economia, utilizando os instrumentos disponíveis sem viés político. O controle total sobre a condução da política monetária é do Banco Central justamente por ser um órgão independente em relação aos poderes Executivo e Legislativo.
Para exemplificar a importância dessa independência, podemos citar um fato recente onde em 2013, num momento de instabilidade na economia mundial e antes do início do ciclo de elevação da taxa básica de juros, presenciamos diversas vezes a Presidente Dilma dirigindo-se ao mercado para opinar sobre assuntos pertinentes ao Ministro da Fazenda e ao Presidente do Banco Central. Esse comportamento repercutiu na mídia mundial colocando em evidência a credibilidade e autonomia do Banco Central uma vez que especulou-se que a presidente estava interferindo na decisão sobre o aumento da taxa de juros.
1.2 Em sua opinião, a condução da política monetária com o objetivo de manter inflação a 5,5% deve manter-se no contexto atual? Justifique.
Acreditamos que sim, pois é extremamente importante