organelas
Docente: Carlos Blaha
Disciplina: Biologia Celular e Molecular
Discente: Hiago Alves de Freitas Rosado Xavier
Curso: Odontologia
Período: 2013.2
Organelas
5 de Dezembro, 2013
Natal - Rio Grande do Norte
Organelas
1. Núcleo
a) É uma estrutura própria de celulas eucariontes, ou seja, é formado por um envoltório celular, a carioteca, que recobre todo o material genético, e se comunica com o citoplasma.
b) Regulação do metabolismo celular, armazenamento da informação genética da célula e regulação da expressão gênica.
c) O lúpus eritematoso sistémico se associa com a presença de anticorpos antinucleados que se relacionam com o tipo da organização da cromatina. Essa é uma doença auto-imune, pois acomete o próprio organismo; e Progeria (Envelhecimento Precoce), que é uma doença genética rara, que acelera o envelhecimento em cerca de sete vezes o normal.
2. Retículo Endoplasmático Rugoso
a) É uma estrutura de células eucariontes, que tem ligação com a carioteca. Ela é formada a partir da invaginação da membrana plasmática, e é recoberta por vesículas e túbulos que fazem a conexão anteriormente falada e possúi ribossomos na sua superfície, dando o aspecto rugoso.
b) É responsável pela produção de algumas proteínas e lipídios, aumenta a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função) e armazenamento.
c) As doenças relacionadas são Diabetes, pois a insulina, que atua na absorção de açúcar, é produzida nas células beta, das ilhotas de Langerhans, no pâncreas; e a doença de Parkison, que é neurodegenerativa.
3. Retículo Endoplasmático Liso
a) Também conhecido por retículo endoplasmático agranular, essa organela também é própria de eucariontes, e possui túbulos, com a diferença de não possuir ribossomos aderidos a sua