organelas
Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula. Foram observados pela primeira vez por Palad, ao microscópio eletrônico, na forma de partículas ou grânulos densos. Os ribossomos são encontrados em todas as células e representam uma espécie de suporte para interação ordenada das diversas moléculas envolvidas na síntese de proteína. As células realizam um esforço considerado para a produção dessas organelas que são de grande importância. Origem e composição Os ribossomos são formados a partir das células procarióticas e eucarióticas do núcleo celular. É composto por diversas proteínas e também pelo flagelo ribossomático. Os ribossomos são ricos em ácido ribonucleico. Quando atuam no processo de síntese celular, os ribossomos ficam juntos ao filamento de RNA, formando os polissomos.
Funções Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma. Os ribossomos atuam também na síntese das cadeias polipeptídicas.
Retículo endoplasmático rugoso (RER) e liso (REL)
O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – osribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol). Milhares de ribossomos são grudados á este tipo de retículo. É mais encontrado em células secretoras, como o pâncreas. Também faz o transporte de proteínas produzidas nos polirribossomos agregados, para várias partes da célula: complexo de golgi, o núcleo, mitocôndrias, etc.
Retículo Endoplasmático Liso
O retículo endoplasmático liso (ou REL) é desprovido de ribossomos, e tem função principal de desintoxicar o organismo. É ele quem faz o metabolismo do etanol (álcool), nas células do fígado, de medicamentos, e outras substâncias estranhas ao organismo.