org.comp

1439 palavras 6 páginas
Etapa 04 passo 02:

-Transmissão Assíncrona

É o método antigo mais antigo, simples e barato, utilizado por antigos terminais TTY e que sempre foi usado em larga escala por microcomputadores. Ele consiste em um processo de sincronização do receptor a cada novo caractere transmitido (daí o nome assíncrono). Para isso, antes de se iniciar a transmissão, cada caractere é acrescido de 2 pulsos, um no início do caractere, denominado START, com a duração exata de 1 bit e valor de tensão corresponde ao bit 0, e o outro, denominado STOP, tem valor de tensão igual ao do bit 1 e duração variável entre 1 e 2 bits. No caso do START, trata-se de um bit 0 inserido antes do primeiro bit do caractere, passando a ser o novo primeiro bit do caractere.
Exemplo: um caractere ASCII transmitido pelo método assíncrono, isto é, os 8 bits ASCII, mais o START no início e o STOP no final do caractere. Quando não há transmissão, o transmissor envia continuamente bits 1 pela linha (nível alto de tensão). Quando um caractere é enviado, o receptor detecta a queda de tensão (nível alto quando não há transmissão e nível baixo do START) e entra em sincronismo, recebendo, daí para diante, os demais bits do caractere, até o STOP (ele possui um circuito contador e sabe quantos bits cada caractere tem, já que o transmissor e receptor funcionam com o mesmo código de armazenamento).
Para se realizar a transmissão serial de forma assíncrona é necessário que, em ambos os lados da linha de transmissão, haja um dispositivo capaz de decompor cada caractere bit a bit e providenciar a inclusão dos bits START/STOP na transmissão e sua retirada após a recepção do caractere. Um dispositivo muito comum, usado em microcomputadores e que faz parte da maioria das pastilhas (chips) de entrada/saída denomina-se UART (universal Asynchronous Receiver/Transmiter), transmissor/receptor universal assíncrono. A UART é uma pastilha que emprega integração em larga escala (LSI), cuja função básica é a decomposição e

Relacionados

  • reg intern.composicao org.comp.
    38669 palavras | 155 páginas