O Quinto Mandamento: Caso de Polícia - Ilana Casoy
O livro é importante para o estudante do Direito pelo enfoque criminológico que a autora deu ao seu relato, abordando o caso do ponto de vista da criminologia. Nele obtém-se uma visão ampla de tudo que aconteceu, desde o planejamento do crime até a condenação em primeira instância de Suzane e dos irmãos Cravinhos.
Essa visão criminológica, científica, fica clara desde o primeiro momento, quando a autora narra, com detalhes que somente uma perícia bem feita poderia esclarecer, toda a ação do trio de assassinos, desde o momento em que adentraram a mansão do casal, passando pela execução em si, pela tentativa de simulação de latrocínio, até o momento da chegada da polícia ao local, chamada pelos próprios assassinos que, dissimuladamente tentavam se passar por vítimas de mais um acontecimento trágico e violento.
Para uma melhor compreensão desse enfoque criminológico adotado pela autora, partiremos do conceito mais aceito dessa ciência, enquanto comparamos a narrativa com os elementos que compõem esse conceito.
1. A criminologia
Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva, no homem delinqüente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito (GOMES, Luiz Flávio. Criminologia. 4 ed. São Paulo: Revista dos tribunais. 2002).
Esse é um conceito realmente muito abrangente, vez que aborda a criminologia de um ponto de vista científico, determinando-lhe o caráter