Orfeu
ARTES
TARCISIO TOMAZINI
RESENHA DE ARTES
VILA VELHA/ES
2014
Introdução:
O presente trabalho de pesquisa é sobre o filme Orfeu,um cantor de samba muito respeitado onde vive na favela do Rio de Janeiro, onde encontra seu amor.
Desenvolvimento:
O enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval e é uma história romântica sobre o amor impossível de Orfeu, um compositor de escola de samba, e Eurídice. O amor entre eles é impedido por Murilo Benício, chefe do tráfico local.
Associação Paulista de Críticos de Arte
Melhor fotografia - Affonso Beato (Venceu)
Festival Internacional de Cinema de San Sebastián
Golden Seashell - Carlos Diegues (Indicado)
Motion Picture Sound Editors
Melhor Edição de Som (Indicado)
Grande Prêmio Cinema Brasil
Melhor fotografia - Affonso Beato (Venceu)
Melhor Trilha Sonora - Caetano Veloso (Venceu)
Melhor Filme (Venceu)
Melhor Ator - Murilo Benício (Indicado)
Melhor Diretor - Carlos Diegues (Indicado)
Festival Internacional de Cinema de Cartagena
Melhor Filme - Carlos Diegues (Venceu)
Orfeu
A história de Orfeu e Eurídice começa num sábado de Carnaval. O mais conhecido compositor dos morros do Rio de Janeiro, líder da favela onde mora e de sua Escola de Samba, a Unidos da Carioca, Orfeu trabalha nos últimos preparativos para o desfile de Carnaval, quando conhece Eurídice, recém-chegada à cidade em busca de uma tia, derradeira parente desde que o pai morrera nos garimpos do Acre.
Os dois se apaixonam perdidamente, provocando o ciúme de todos e a violência de alguns. O casal decide deixar o morro e, longe dali, viver apenas um para o outro, assim que o Carnaval terminar. Na noite do grande desfile no Sambódromo, enquanto Orfeu brilha à frente de sua Escola, cantando