Orestes
CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO - NEP –
3ª RESENHA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
1º SEMESTRE / 2014
Referência Bibliográfica
Disponível: http://www.infoescola.com/biografias/euripedes/acessado em 06/05/2014.
Euripdes – Orestes, clássicos gregos, Editora UNB, 1999.
Biografia Eurípedes ou Eurípides (Salamina, c. 484 a.C.- Pela, Macedônia, 406 a.C.) foi um dramaturgo, que ao lado de Sófocles e Ésquilo, é considerado um dos grandes poetas trágicos gregos, sendo o mais jovem dos três grandes expoentes, e cujas obras são as que mais se aproximam do gosto moderno. Em nossos dias, é ele considerado o mais popular poeta trágico grego. Sua história é a de um homem que estava fora de sintonia com a maioria, pelo fato de ser um livre-pensador, humanitário e pacifista num período que se tornou cada vez mais intolerante e enlouquecido pela guerra. Eurípedes chegou à conclusão de que a Atenas que ofereceu o solo adequado para a sua filosofia liberal havia mudado com o tempo, tornando-se rica, poderosa e cosmopolita em virtude de seu comércio e imperialismo, e, portanto, mais hipócrita e sensível a críticas. Morre na Macedônia, na corte do rei Arquelau, onde foi recebido com honrarias.
Resumo.
Climnstra descobre que seu marido, o rei Agamenonn, matou sua filha Ifigênia, segundo ele por que os deuses disseram que era preciso. Mas para ela isso era inaceitável, então ela decide fazer o mesmo com ele.
Do mesmo modo que para rainha o ato de Agamenonn era inaceitável, ela ter matado seu marido também foi para seus filhos, Electra e Orestes. Por isso, os dois contaram com a ajuda de Pilates, amigo íntimo de Orestes, e acabaram matando a própria mãe.
Electra teve que cuidar do irmão por um longo período, porque ele ficou nocauteado com a morte da mãe, e para piorar a situação, até mesmo seus familiares lhe