Ordenação
Introdução
Um programa de ordenação se resume a receber números, ou gerar números, e ordena-los, podendo ordenar de várias maneiras obtendo desempenhos diferentes na execução dos diferentes algoritmos.
Executando o algoritmo, ele irá inicialmente perguntar se o usuário deseja criar um vetor ou gerar um aleatório.
Se o usuário escolher criar irá digitar os números que vetor irá possuir. Se o usuário preferir um vetor aleatório, ele terá que informar a quantidade de números e o numero máximo que pode ser gerado. Após isso o usuário irá escolher qual método de ordenação ele irá usar. Selection Sort - O algoritmo de ordenação Selection Sort funciona trazendo o menor valor (ou maior, vai depender se a ordem é crescente ou decrescente) para o inicio do vetor. Ele pega o primeiro valor do vetor, percorre todos os valores que estão depois dele, comparando, e troca o primeiro com o menor (ou maior) valor, e repete o processo para o segundo, terceiro... até a penúltimo valor.
Quando executado o usuário terá que escolher se deseja ordenar de forma crescente ou decrescente. Com um vetor criado pelo usuário, será gerado o vetor ordenado, o numero de comparações, o numero de movimentações e todos os passos dados.
Com um vetor aleatório, será gerado o vetor ordenado, o tempo, o numero de comparações e o numero de movimentações.
Insertion Sort – O algoritmo de ordenação Insertion Sort funciona de uma maneira simples, ele vai ordenando o vetor a cada inserção de um elemento, quando um elemento é inserido, ele vai percorrendo o vetor da direita pra esquerda até achar o local em que esse elemento fique ordenado. É um algoritmo eficiente quando utilizado para poucos dados, pela maneira de se ordenar é comparado à maneira com que as pessoas ordenam cartas em um jogo de baralho.
Quando executado o usuário terá que escolher se deseja ordenar de forma crescente ou decrescente. Com um vetor feito pelo usuário, serão