Ordem decapoda
- A palavra crustáceo origina-se do latim, onde crusta significa carapaça dura.
- São animais invertebrados, pertencem à classe dos artrópodes, um grupo bastante numeroso, diversificado, com cerca de 50.000 espécies extintas.
- A palavra decapode grego: deka = dez; pous = PA
-Compreende quase ¼ das espécies de Crustáceos, com cerca de descoberto 10,000 sp.
-A ordem Decapoda compreende espécies de caranguejos, lagostas, ermitões e camarões, que podem ter desde alguns milímetros até formas gigantes, com mais de 3 metros.
- A maioria (56%) ocorre na região tropical, 20% em regiões temperadas e tropicais, outros 10% em regiões profundas, 10% em água doce e o restante é endêmico de várias regiões do mundo (Abele, 1982). A maior biodiversidade dos Decapoda está na região dos trópicos e, mais especificamente, no Indo-Pacífico Oeste.
- Caracterizam-se por possuírem a carapaça fusionada dorsalmente a todos os metâmeros torácicos, encerrando completamente as brânquias dentro de câmaras.
- Os decápodos são distinguidos por seus primeiros três pares de apêndices torácicos serem modificados em maxilípedes. Os cinco pares de apêndices torácicos restantes são pernas, de onde o nome Decapoda deriva. O primeiro par, ou algumas vezes o segundo, encontra-se freqüentemente mais aumentado e com garras, chamando-se quelípode.
-A ordem Decapoda compõe-se de duas subordens: Dendrobranchiata e Pleocyemata. Na primeira, encontram-se os Penaeidea, que se caracterizam por apresentar brânquias dendrobranquiadas (com ramificações bisseriadas) e os três primeiros pares de pereiópodos quelados; as fêmeas liberam os ovos na coluna d.água, sem incubá-los no abdome, dando origem às larvas, que são denominadas náuplios.
- A segunda subordem é composta de várias infraordens (Stenopodidea, Caridea, Astacidea, Thalassinidea, Palinura, Anomura e Brachyura), cujos representantes são caracterizados por apresentarem tricobrânquias e