Caranguejo
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Animália
Divisão: Arthopoda
Subfilo: Crustácea
Classe: Melacostraca
Subclasse: Decapoda
Infraclasse: Pleocyemata
Ordem: Brachyura
MORFOLOGIA INTERNA E EXTERNA
Possui o corpo ovalado e 5 pares de patas, 4 para a locomoção e um para defesa e ataque. Este par, normalmente de dois tamanhos diferentes, é provido de poderosas garras. O marinho habita praia arenosa, de cascalho e fundo rochoso raso.
De hábitos noturnos, costuma passar o dia entocado em frestas de rochas e corais. Muitas vezes carregam outros organismos presos sobre a carapaça (Simbiose - Mutualismo) como cracas, algas, esponjas e anêmonas.
O cuidado durante o mergulho é não encostar no fundo ou pedras, e nunca enfiar a mão em buracos pois, se ali estiver um caranguejo vai ocorrer uma dolorosa surpresa. Na classe malacostraca estão incluídos os crustáceos mais evoluídos, havendo uma maior homogeneidade do que nas demais classes. O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen; em alguns observa-se a cabeça fundida ao tórax (cefalotórax). A cabeça possui cinco pares de apêndices, sendo os dois primeiros denominados antênulas e antenas, respectivamente. O terceiro par é a mandíbula que cobre a boca, seguido de dois pares de apêndices alimentares e da primeira e segunda maxilas. Os olhos são pedunculados. O tronco é composto de 14 segmentos e do telson (extremidade do abdômen, portando o ânus na sua base). Dos 14 segmentos, os oito primeiros formam o tórax e os seis últimos o abdômen. Os apêndices toráxicos, ou pernas, denominados periópodos, são