Orcamento empresarial
O sistema de orçamentos (ou sistema orçamentário) é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem.
Os orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Os responsáveis pelas unidades que compõem a empresa devem programar-los de acordo com os planos de ação e acompanha-los com base em sistema se formação gerenciais adequadamente estruturados, e os eventuais desvios são devidamente corrigidos, ao longo do tempo.
Orçamento empresarial
As decisões financeiras devem ser tomadas com base em informações geradas por sistemas de informações contábeis e financeiras adequadamente estruturadas. Um dos instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decisões financeiras é o orçamento empresarial, que é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos.
Orçamento geral
Orçamento geral, segundo Moreira (1989:15), é:
“um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos”. O orçamento geral retrata a estratégia da empresa e evidencia, por meio de um conjunto integrado por orçamento específico, subdividido em quadros auxiliares, onde estão refletidas quantitativamente as ações e políticas da empresa, relativas a determinados períodos futuros. O planejamento estratégico (que é voltado para longo prazo) pode ser traduzido em quantidades e valores, de forma resumida, apresentando-os em quadros elaborados durante a fase de