Oratória sobre juventude do século XXI
Juventude do século XXI
Estamos no séculos XXI e novamente a sociedade indica seus jovens a serem instrumentos de mudança. Apesar de termos alguns requisitos para isto, somos vítimas de ilusões que nos são impostas. Somos livres, onde temos direitos e deveres que nos direcionam num determinado caminho a seguir. Como cada geração, somos corajosos, intuitivos, com força de vontade e liberdade para optarmos por um mundo melhor ou não.
A maioria dos jovens de hoje não se preocupa tanto com problemas sociais e com a sociedade quanto os de antes que se preocupavam mais com a política. Como esquecer o movimento dos caras pintadas, ou então o movimento diretas já, ou o movimento hippie da década de 70? A geração de hoje procuram fazer trabalhos voluntários para ajudar a sociedade.
Atualmente o que se vê é a falta de atitude e a sua passivação frente às mazelas políticas e sociais. Alguns perderam os ideais e sua capacidade de transformação, movidos pelo individualismo, egoísmo e soberba.
As atitudes também são provas de suas imprudências, cada dia mais alguns se tornam vulneráveis. A insegurança e irresponsabilidade dominam a geração atual, a qual procura soluções nas drogas, bebidas, fumo, festas e sites da internet, esquecendo assim dos estudos e de suas reais responsabilidades.
A agressividade também é marca dessa nova geração. As praticas de bullyng e vandalismo vem tomando proporções assustadoras. Essa é a juventude que só pensa em se divertir, adora o luxo, é mal-educada, caçoa das autoridades e não tem o menor respeito pelos mais velhos, esquecem que um dia esses velhos foram jovens e o que fizeram em sua juventude, e que sofreram de seus pais as mesmas pressões que fazem sobre seus filhos.
Porém é de suma importância destacar que, nem todos são assim que só pensam em se divertir. Há uma minoria que ainda é responsável e que luta pelos seus ideais e buscam