Oraganização Administrativa
PROCESSO DE ORGANIZAR
Organizar é o instrumento de operacionalização do planejamento, é a estrutura organizacional que possibilita a transformação de um modelo teórico, traçado no planejamento, em ação organizacional para o alcance dos objetivos e metas.
Órgãos
Órgãos "são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem" (Hely Lopes Meirelles).
Os elementos componentes dos órgãos são: (a) funções ou competências; (b) agentes e (c) cargos.
As principais características dos órgãos são: (a) não têm personalidade jurídica (não são sujeitos de direitos e obrigações em nome próprio); (b) expressam a vontade da entidade a que pertencem; (c) são partes integrantes da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, das Autarquias ou das Fundações Públicas; (d) são meios ou instrumentos de ação das pessoas jurídicas; (e) são dotados de competências ou atribuições específicas.
Níveis hierárquicos dos órgãos
TIPOS DE ORGANOGRAMAS
ORGANOGRAMA CLÁSSICO - É o mais freqüentemente utilizado dentre os todos os tipos e aquele que apresenta as características mais importantes da estrutura organizacional.
ORGANOGRAMA VERTICAL - É idêntico ao Clássico, com uma única diferença. Ele é colocado na posição vertical.
ORGANOGRAMA DIAGONAL ou EUROPEU - É o organograma
Clássico, disposto em sentido diagonalizado.
ORGANOGRAMA SETORIAL ou RADIAL - É elaborado através de círculos concêntricos. A autoridade máxima se localiza no centro. ORGANOGRAMA CIRCULAR - É elaborado em círculos concêntricos, que representam os diversos níveis hierárquicos, traçados em linhas pontilhadas ou tracejadas.
Departamentalização
As atividades de uma empresa geralmente estão divididas em departamentos, que, por sinal, é uma das formas de organização de uma firma de um modo mais eficiente e com melhores resultados para os objetivos da companhia.