OracleSQL
16449 palavras
66 páginas
PorEdson Almeida Junior
Consulting Tecnologia & Sistemas Ltda www.consulting.com.br Março - 2006
Ultima Atualização 11/04/2006
Consulting Tecnologia & Sistemas Ltda www.consulting.com.br 2
Objetivo
Este treinamento destina-se a treinando que querem conhecer a filosofia de banco de dados relacionais, e também a linguagem padrão do Oracle que é a SQL, seus comando principais.
O Objetivo, ao término do curso, é de que os treinandos estejam aptos a começar o trabalho com o Oracle e suas ferramentas, quer no desenvolvimento de aplicações ou na administração do
Oracle.
Modelo Conceitual
Conceitos
Conjuntos – Conjuntos existem para permitir armazenar informações uma única vez. Os fatos serão dissociados e relacionados preservando o seu conteúdo.
Ex.: Conjunto de alunos de uma turma, conjunto de pessoas de uma cidade.
Modelo ERA – O Modelo ERA, ou Modelo de Entidades, Relacionamentos e Atributos, qualifica um item de informação como Entidade, Relacionamento ou Atributo.
Entidade – É um objeto (ou “ente”) em que se tem interesse específico em acompanhar/monitorar sua existência/vida no sistema e/ou que existe de forma independente de outras informações, e/ou que se repete muito e possui grau de entidade e/ou que pertence a um conjunto finito e possui grau de entidade (estabilidade).
Entidade Fraca – São entidades que não tem vida própria. Sua existência dependerá da existência de uma entidade principal. Exemplo.: Funcionário e Dependente estão unidos por dependência, ou seja, todo Dependente deve estar associado a um e somente um funcionário.
Entidade-Tipo – É a coleção, ou conjunto, de todas as Entidades que têm a mesma natureza, as mesmas propriedades, e que possuem atributos do mesmo tipo.
Exemplo:
7670/Rômulo e 7798/Manoel são alunos de um mesmo curso, então, são Entidades da Entidadetipo Aluno que o curso possui no seu modelo ERA. Matemática, Português e Física são
Entidades da Entidade-tipo Disciplina.
Relacionamento –