Sucesso do plano real
Monografia
Sumário
1. Introdução
1.1
1.2
2 .Processo de abertura comercial 88-93
2.1 A teoria por trás das proteções tarifárias: Custos e Benefícios
2.2 As razões para a liberalização do comércio internacional
2.3 O processo de liberalização comercial no Brasil
2.3.1 Considerações preliminares e quadro macroeconômico
2.3.2 A reforma da política de importação comercial
2.3.3 Impactos iniciais do Processo de Liberalização Comercial
3. 94-99- O Plano Real
3.1- Uma síntese do Plano Real
3.2- Uma breve noção da política monetária do Real
3.2.1 A teoria da política cambial e sua aplicação no Plano Real
2
2 .Processo de abertura comercial 88-93
2.1 A teoria por trás das proteção tarifária: Custos e Benefícios
Este item tem por objetivo estudar a teoria em que se baseia a proteção tarifária, seus custos e benefícios para a economia, bem como as razões para sua implantação. A base deste estudo é a teoria do comércio internacional, especialmente os aspectos microeconômicos desta teoria.
A posição teórica apontada por uma série de autores, dentre eles Krugman e Obsfeld, nos provê amplas ferramentas para o estudo do comércio internacional e dos impactos de barreiras, tarifárias ou não, sobre a economia de um país. De acordo com a teoria neoclássica, tarifas ou qualquer outra forma de proteção imposta sobre um produto ou setor eleva o custo dos produtos internalizados. É essencialmente esta o principal objetivo a ser atingida quando se utiliza qualquer instrumento de proteção. Com a elevação do custo de internação dos produtos, os produtores domésticos têm a viabilidade de seus projetos suficientemente resguardada da competição exercida pelos produtos internacionais.
Outra razão para a imposição de tarifas advém de motivos puramente fiscais, algo comum em países onde a base de tributação é muito estreita. Estes países geralmente estão em recente processo de industrialização e têm altos níveis de concentração