Or Amento Instala Es El Tricas
Neste artigo abordaremos um tema um tanto quanto “polemico” – Qual valor deve ser cobrado em uma instalação elétrica residencial?
Trataremos algumas maneiras de realizar um orçamento de uma Instalação elétrica residencial, observe que partiremos da premissa que o “eletricista” é apto a realizar todo o projeto (documentação + instalação) e que este possui amplo conhecimento da norma NBR5410, você poderá também ler nosso artigo sobre a norma NBR5410 – Clique Aqui.
As informações aqui contidas são referências para o esclarecimento de algumas dúvidas que alguns leitores encaminharam por e-mail.
Antes de começarmos é necessário saber:
1. Os dados apresentado refere-se a um exemplo de técnica de orçamento instalações elétricas, logo, servirá somente como ponto de partida para você atentar-se nos principais pontos a serem abordados neste tipo de trabalho;
2. O valor de mão de obra pode mudar de região para região dependendo do custo de vida e outros fatores agregados;
3. Sempre que possível tente realizar a instalação mais completa possível para não ser cobrado mais tarde e não ter dor de “cabeça” com clientes que na grande maioria das vezes não fazem ideia de como deve ser realizada uma instalação elétrica e muito menos sabem o que é a NBR5410.
Vamos começar:
Como Cobrar?
A melhor forma de compreender como é cobrado o serviço de no orçamento instalações elétricas é imaginar a remuneração do Eletricista por hora.
Há serviços que podem ser executados por uma pessoa, outros demandam ajudantes e até pedreiros. Cada caso deve ser discutido no momento da especificação das tarefas a serem orçadas
Basta então presumir que quanto mais difícil ou extenso o trabalho em questão, mais horas serão necessárias para sua execução.
No entanto o principal é:
“Se vamos pagar por algo, que seja completo e funcional.”
As instalações elétricas podem ser divididas em relação a complexidade e tipos de necessidades específicas. Observe que atendendo as