oque é uma pilha
Pilha é uma fonte portátil de energia , resultante de reações químicas que ocorrem no seu interior, ou seja, uma mini usina portátil. E usada como fonte de energia portátil que se consome à medida que se utiliza.
Todo equipamento que utiliza pilhas como fonte de energia, apresenta um consumo ou drenagem de corrente típico para um bom funcionamento do equipamento. Portanto é importante levar em consideração que aparelhos de consumo diferentes apresentam consumos de energia diferentes.
Por exemplo: o consumo ou drenagem de corrente exigida de uma pilha para o funcionamento de uma máquina fotográfica digital, é muito maior do que o consumo exigido quando se utiliza um rádio portátil.
COMO FUNCIONA UMA PILHA
A pilha é uma fonte portátil de energia que é composta de três itens básicos: um ânodo, um cátodo e um eletrólito.
Ânodo - Eletrodo Negativo da Pilha (pólo negativo)
Cátodo - Eletrodo Positivo da Pilha (pólo positivo)
Eletrólito - Condutor iônico que envolve os eletrodos de uma pilha, ou seja, solução condutiva entre os dois eletrodos.
Estes três componentes podem ser feitos de muitos materiais diferentes e também podem ser combinados de várias formas. A escolha do material a ser usado, o tipo, e a qualidade destes materiais são importantes para determinar os níveis de energia e de desempenho da pilha.
No exemplo abaixo :A medida que a lâmpada recebe energia da pilha, os elétrons começam a fluir do ânodo, através da conexão externa da lâmpada, e chegam ao cátodo. Conforme a utilização da pilha, a sua voltagem diminui, já que o ânodo e o cátodo fazem trocas eletroquímicas.
Esta troca de energia continuará até que o ânodo não possa liberar elétrons e o cátodo não possa recebê-los. Uma vez que a pilha atinge este estado, a lâmpada não acenderá mais.
O tempo de duração de uma pilha depende de vários fatores: o tamanho da pilha, o consumo de energia da lâmpada ou de qualquer outro aparelho e quanto tempo usa-se a pilha