Oque os clientes enxergam
Já repararam que quando precisamos de algo visualizamos isso aonde quer que vamos?
Se quero comprar um carro X, toda vez que saio na rua vejo uma dúzia deles.
Se preciso de mecânico descubro, em um dia, que a cidade é lotada de oficinas.
Este fenômeno chama-se Atenção Seletiva. De grosso modo: Enxergamos o que queremos ver.
As ruas, a internet, os jornais, e todas as mídias estão superlotadas de informações e propagandas, e nosso cérebro não consegue assimilar e memorizar todas elas. Sites e redes sociais criaram alguns filtros para facilitar esta questão, com base em preferências pré-definidas as propagandas e sugestões da empresa são direcionadas de acordo com o seu gosto, ou seja, se gosto de Rock receberei propagandas de CDs, Gravadoras, Shows, Instrumentos, etc., e não de roupas femininas.
Esta é uma grande jogada de marketing, assim as empresas que apostam nesta mídia conseguem atingir seu público-alvo com facilidade.
A Atenção Seletiva pode acontecer de forma inconsciente ou induzida. Na forma inconsciente nossas preferências e nosso estilo de vida fazem com que o cérebro filtre informações e direcione nossa atenção para certos produtos, serviços, empresas ou situações. Já repararam como os humoristas conseguem tirar proveito de qualquer coisa para fazer piada? O cérebro dele está pronto para detectar cenas cômicas, e ele utiliza seu dom para transformá-las em piadas.
Na forma induzida, empresas ou especialistas em marketing, formulam suas propagandas para chamar a atenção de seu público-alvo e levá-lo a captar a mensagem da maneira que desejam. A criatividade e a força da marca são fatores fundamentais neste caso.
De uma forma ou de outra, as empresas devem estar preparadas para que seu produto ou serviço esteja de fácil acesso ao público-alvo para quando a atenção voltar-se para ele. Quantas vezes na vida você precisa comprar materiais para construção? Uma? Duas? Algumas pessoas passam uma vida