Oque foi PSI
O Brasil a partir da década de 1930, passa por uma mudança econômica marcante que visava a expansão industrial no país, decorrente da crise de 1929 que afetou diversos setores mundialmente, mas o Brasil sofreu intensamente com a crise devido a sua dependência do mercado externo, já que a economia brasileira se pautava apenas na exportação de café, e com a quebra da economia mundial o mercado para esse commodities se tornou cada vez mais defasado, logo afetando a economia do país.
Desde essa data, o modelo agroexportador do Brasil é afastado e começa a se desenvolver um novo modelo econômico, baseado na industrialização, o chamado Processo de Substituição por importação (PSI) proposto por Getulio Vargas.
O que foi o PSI
O PSI usualmente é mostrado apenas como um modelo de substituição dos produtos, que antes eram importados, pelos que são fabricados internamente no país, gerando inúmeros benefícios para o desenvolvimento do setor industrial.
Mas pode-se concluir também que esse processo tem como anseio maior a finalidade de fazer com que o crescimento econômico esteja voltado para o setor industrial e que o mesmo seja responsável pela determinação dos níveis de renda e de emprego.
Logo, como na República Velha o setor industrial crescia de acordo com a necessidade do setor agroexportador, a partir da década de 1930 a economia passa a se basear na industrialização de setores voltados para o mercado interno.
Etapas PSI no Brasil
O processo gera a chamada industrialização por partes, onde a necessidade por importações norteia os investimentos nos setores industriais, no Brasil esse processo foi seqüenciado da seguinte forma:
Bens de consumo leve: Nesta primeira fase, destacavam-se os bens de consumo leve. De acordo com o censo industrial de 1920, os produtos têxteis, alimentícios e bebidas, respondiam por mais de 80% do valor da produção industrial no país. No censo de