opções - mercado financeiro
OPÇÕES
MERCADO DE OPÇÕES
• O Mercado de Opções é o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecido. No mercado de opções, negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor. Este prêmio não é o preço do bem, mas apenas um valor pago para ter a opção (possibilidade) de comprar ou vender o referido bem em uma data futura por um preço previamente acordado. • O objeto de negociação pode ser um ativo financeiro ou uma mercadoria, negociados em pregão, com ampla transparência. O comprador da opção, também chamado titular, sempre terá o direito do exercício, mas não obrigação de exercê-lo. O vendedor da opção, também chamado lançador, terá a obrigação de atender ao exercício caso o titular opte por exercer seu direito.
História das Opções
• O primeiro registro de um negócio envolvendo um contrato de opções encontra-se na Bíblia, mais especificamente no livro Gênesis. Este livro descreve a história de Jacó que selou um acordo para ter o direito de se casar com Raquel, a filha mais nova de Labão, irmão de sua mãe.
• Uma outra história conhecida sobre os primórdios do mercado opções é a de Tales, antigo filósofo grego da cidade de Mileto que previu com nove meses de antecedência uma excelente colheita de azeitonas.
• A Tulipamania, considerada por muitos como a primeira bolha do mercado financeiro, é o primeiro relato documentado das consequências que as opções podem gerar quando são utilizadas como instrumentos financeiros de especulação.
História das Opções
• Em 1973, a CBOE (Chicago Board Options Exchange) foi fundada como a primeira bolsa de opções dos Estados
Unidos, especializada na negociação de contratos de opções padronizados.
• Até então, os negócios envolvendo opções não possuíam qualquer parâmetro