OPÇÃO SEXUAL
OPÇÃO SEXUAL
Adriana Xavier
Aline Machado
Amanda Mota
Marcilania Francisca
Mariana Pereira
Luciana Pereira
Rita de Cássia
Maceió /2013
Orientação Sexual e Homossexualidade
A orientação homossexual é um dos quatro componentes da sexualidade humana. Caracteriza-se como uma duradoura atração emocional, romântica, sexual ou afetiva para com indivíduos do mesmo gênero. Os outros três componentes da sexualidade são o sexo biológico, a identidade de gênero (o sentido psicológico de ser macho ou fêmea) e o papel sexual-social (adesão às normas culturais de comportamento masculino ou feminino).
As orientações sexuais são facilmente reconhecidas:
Homossexual,
Heterossexual,
Assexual,
Pansexual,
Travesti,
Transexual, Bissexual.
A orientação sexual não é limitada a um tipo particular de pessoa. Os gays e as lésbicas pertencem a todas as idades, classes sociais, culturas, raças, religiões e nacionalidades. Eles trabalham em todas as profissões e moram em todos os lugares do país. Somos milhares e estamos em todas as partes.
O QUE DETERMINA A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE UMA PESSOA?
Os cientistas ainda não têm resposta definitiva como uma orientação sexual em particular se desenvolve em qualquer indivíduo. Várias teorias têm sugerido diferentes fontes para a orientação sexual, inclusive fatores hormonais, genéticos ou congênitos, além de experiências vivenciais durante a infância. No entanto, muitos cientistas compartilham a visão de que a orientação sexual seja moldada, na maioria das pessoas, nos primeiros anos de vida, através de complexas interações de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
O maior preconceito está dentro de casa
A maioria das pessoas diz não ter preconceitos na hora de contratar um profissional homossexual. Grande parte também afirma que permaneceria indiferente diante da declaração de um amigo que diz ser gay. Mas quando o assunto