Herança Cultural
A herança cultural é um bem imaterial ou material que herdamos de nossos familiares: bisavós, avós, pai e mãe... Assim como a própria cultura, a herança cultural não é estática, ou seja, também está em constante renovação e transformação.
A herança cultural que carregamos pode ser percebida pelo jeito que nos vestimos, a forma que falamos, o tipo de comida que apreciamos e até a maneira com que encaramos as situações do dia-a-dia.
Mas é difícil descrever em palavras (pelo menos para mim) o que é herança cultural. É algo que está tão enraizado na gente e que convivemos naturalmente que nos deixa até sem palavras. Então deixemos o conceito um pouquinho de lado, vamos puxar na memória exemplos de herança cultural?
Sabe aquele ditado popular que nossa mãe sempre conta? E aquele chazinho infalível que “cura” quase tudo? Aquelas histórias contadas pela avó que jura que lobisomem existe?
A fotopintura na parede, a “figuinha” amarrada ao braço com fita vermelha quando éramos bebês (contra quebrante!); e se a “figuinha” não for suficiente, é só chamar a rezadeira que ela benze com arruda e fica tudo certo...
E aquelas recomendações... Não pode comer carne na semana santa! Cobrir os espelhos quando está trovejando! Não falar nomes de doenças na hora da ave-maria! Tomar “bença” antes de dormir! Não comer manga com leite! Sempre perguntei o porquê desses cuidados, resposta: porque faz mal...