Optica
Professor Vasco Vasconcelos
01. (Unifor-1998.1 CE) Um objeto luminoso está inicialmente parado a uma distância d de um espelho plano fixo. O objeto inicia um movimento de afastamento do espelho, mantendo aceleração constante a. A correspondente imagem terá, em relação ao objeto, movimento descrito pela função horária:
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
02. (Unifor – 1998.2-CE) Considere um raio de luz r, que se propaga no ar e penetra no líquido transparente existente numa cuba, conforme está representado no esquema abaixo.
De acordo com as medidas indicadas no esquema, o índice de refração do líquido em relação ao ar é, aproximadamente, igual a
(A) 0,60
(B) 0,75
(C) 0,80
(D) 1,3
(E) 1,7
03. (Unifor-1998.2-CE) No esquema, L representa uma lente delgada convergente e as setas 1, 2, 3 e 4 representam possíveis objetos e imagens.
As setas que podem representar um par conjugado de objeto e respectiva imagem são
(A) 1 e 2
(B) 1 e 4
(C) 2 e 4
(D) 3 e 2
(E) 3 e 4
04. (Unifor-1999.1-CE) Um raio de luz monocromática incide na superfície de um líquido, dando origem aos raios r' e r'', respectivamente, refratado e refletido, conforme está indicado no esquema.
Sendo os índices de refração absoluto do ar e do líquido iguais, respectivamente, a 1 e a , o ângulo indicado no esquema vale :
05. (Unifor-1999.1) Uma pequena lâmpada fluorescente está acesa e posicionada perpendicularmente ao eixo principal de uma lente delgada convergente. A imagem da lâmpada conjugada por essa lente tem metade do tamanho da lâmpada e se forma sobre um anteparo a 60 cm da lente. Nessas condições, a distância focal da lente, em cm, é igual a :
06. (Unifor-1999.2-CE) Utilizando um espelho côncavo pode-se obter, de um objeto real, uma imagem conjugada:
(A) virtual, direita e menor que o objeto.
(B) virtual, invertida e maior que o objeto.
(C) real, direita e menor que o