Opinião pública
Comunicação social – Relações públicas
2º período - Isaías Vieira Silvestre
Nota referente aos textos
A utilização do termo massa naquilo que se propõe ser uma análise cientifica, se dando final do século XIX, encarado do ponto de vista da sociologia sistemática e uma perspectiva puramente descritiva, portanto o termo massa designa uma coletividade de grande extensão, heterogênea quanto origem social e geográfica dos seus membros e desestruturada socialmente.
Roger Brown formula uma interpretação das suas formas de manifestação, valendo-se da teoria dos jogos , com isso elimina-se a premissa da irracionalidade no comportamento coletivo por uma de racionalidade em termos formais. o comportamento coletivo estudado pela presença de um dilema no comportamento dos indivíduos envolvidos, torna-se legitimo operar com um esquema para apreender as alternativas de ao aos componentes da massa em termos do cálculo dos resultados imediatos (payoff) comparativos. Brown fala na emergência de um espírito coletivo (group -mind), afirmando que o que emerge na multidão uma matriz de ganhos e perdas (payoff matrix) que n o existia para os membros quando não compunham uma multidão.
O aparecimento do "público" e da "opinião pública" nascem nos âmibitos cultural e político para sustentar o tipo de "público" e de "gosto", construídos socialmente.
Criação de uma "cultura de elite" e "cultura de massa"
Polaridade entre elite e massa
A "massificação", como fenômeno social, corresponde a um acontecimento contemporâneo, visto que não havia massificação nos séculos citados. O consumo da imprensa e da literatura, mesmo ampliado, continuava a pertencer a um universo restrito de leitores e produtores da opinião pública.
Expansão do comércio e da indústria;
Processos de urbanização e a crescente individualização;
Consolidação das sociedades de classe;
Área social com mais possibilidades de lazer;
Expansão da alfabetização e incorporação