operações sensoriais
OPERAÇÕES SENSORIAIS
ACADÊMICOS:
IZABEL FERREIRA
MAYANE PEREIRA
MONIQUE NETO
ROSE LEITÃO
TAMILE BRITO
OPERAÇÕES SENSORIAIS
O complexo processo perceptivo depende tanto dos sistemas sensoriais quanto do cérebro. Nosso corpo é equipado com sistemas especializados de coleta de informações, denominados sentidos ou sistemas sensoriais, que registram mudanças de energia ao nosso redor. Os cientistas cientistas catalogaram 11 sentidos humanos distintos, e esses desempenham quatro papéis na percepção:
Detecção
É conhecido como receptor, que é a única célula ou um grupo de células particularmente responsivas a um tipo específico de energia, como por exemplo certas células do ouvido respondem a vibrações de ar, uma forma de energia mecânica que experienciamos, como sons.
Transdução e Transmissão
Receptores convertem a energia que entra, e se ela for suficiente intensa, ela aciona impulsos nervosos que transmitem informações codificadas sobre características dos estímulos.
Processamento de Informações
Receptores e cérebro processam informações sensoriais.
SENTIDOS QUÍMICOS O paladar e o olfato fornecem informações que ajudam os animais a distinguir as substâncias químicas benéficas das prejudiciais. Embora pensamos nos dois sistemas sensoriais como separados e distintos, os dois esta ligados. Quando estamos com o nariz entupido, não sentimos o gosto da comida. Muito disso que chamamos de paladar é na verdade o olfato.
O paladar fornece informações sobre as substâncias que os animais, ou não, desejar comer. Assim fica mais fácil manter-se afastado de substâncias prejudiciais e ingerir nutrientes vitais. Os estímulos do paladar são substâncias solúveis na saliva.
As células que registram informações sobre o paladar reúnem-se em grupos de 2 até 12 células, uma delas é a célula gustativas individuais que duram em media vários dias e são continuamente substituídas . São