Operador de chechout
ERGONOMIA
[pic]
INDICE
Introdução 04
Descritivo da Função 09
Definição e História da Ergonomia 29
LER e DORT 81
Riscos da Função 97
EPI e EPC 124
Projeto Ergonômico 128
Formulário de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) 141
Ginástica Laboral 153
Conclusão 177
Bibliografia 181
COMPONENTES DO GRUPO
Cristiane Alves Ribeiro Wiski N°04
Elvis da Silva Fernandes N°33
Gisele da Silva Campos N°10
Glaucilene de Araújo Silva Maciel N°11
Raquel Oliveira N°20
Stefany Celiberto N°22
INTRODUÇÃO
Esta Cartilha teve o objetivo avaliar as condições de trabalho e os postos de trabalho dos operadores de caixa. Os resultados demonstraram condições de trabalho prejudiciais à saúde, como longas jornadas de trabalho e alta prevalência de desconfortos musculoesqueléticos.
A sintomatologia foi avaliada pelos trabalhadores como resultado de fatores relacionados ao trabalho, como movimentos biomecânicos de passagem e registro de mercadorias, posturas exigidas pelo posto de trabalho e mobiliário utilizado no posto de trabalho. As observações diretas analisaram as rotinas do trabalho e apontaram os movimentos realizados pelos operadores.
A comparação entre medidas do mobiliário e antropometria demonstra incompatibilidade entre os componentes do posto de trabalho. A aplicação do check-list confirmou o alto risco de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho e a necessidade de melhorias nas condições de trabalho desta categoria profissional.
As inovações tecnológicas e organizacionais vêm causando importantes mudanças no trabalho, levando a uma nova relação homem-máquina e expondo o trabalhador a novos riscos à sua saúde. Esta realidade está sendo vivenciada pelos trabalhadores do setor de supermercados na substituição da caixa registradora pela leitura de código de barras no processo de registro de mercadorias