OPEP e Guerra de yom kippur
Muitos especialistas em petróleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país. Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entre os 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo.
Curiosidades:
- Atualmente, os países membros da OPEP possuem cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo.- A Rússia é o maior produtor de petróleo do mundo com cerca de 10 milhões de barris por dia (dados de 2011).
Guerra de yom kippur:
O Presidente Gamal Abdel Nasser do Egito, morreu em Setembro de 1970. Foi sucedido por Anwar Sadat, considerado mais moderado e pragmático que Nasser. Como meta de seu governo, resolve neutralizar a política expansionista do Estado de Israel e ao mesmo tempo assegurar sua posição de liderança no mundo árabe. Decide, então, retomar apenínsula do Sinai. O plano para um ataque a Israel sem aviso, em conjunto com a Síria, recebeu o nome de códigoOperação Badr (palavra árabe que significa "lua cheia"), sugerindo usar a maré de sizígia (fenômeno da atração gravitacional exercido entre a lua e a terra) para transpor os obstáculos bélicos instalados por israelenses ao longo do canal de Suez.
Para tanto, os egípcios, recorrem a utilização possantes bombas de sucção e usam as águas do canal como agente de erosão hídrica, destruindo as fundações da (até então) intransponível e elaborada barreira, de 50 metros de altura, construída pelos israelenses com a areia do deserto para guarnecer toda a margem ao norte do canal de Suez contra os exércitos árabes.
Com o corte, feito as custas de jatos de água, os soldados egípcios em questões de horas, puderam abrir diversas passagens ao longo dos 160 quilômetros das fortificações integrantes da linha Bar-Lev alcançando o lado desprotegido das casamatas israelenses e conseqüentemente obrigando os israelenses a se render.