A crise do petroleo de 1973
1. Considerações Iniciais
No início dos anos 70, os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) elevaram substancialmente os preços internacionais, provocando o chamado Choque do Petróleo. Com isso, o mercado tornou-se conturbado e marcado por incertezas, não apenas quanto aos preços, como também quanto à garantia do suprimento. Como importante cliente das companhias estatais dos países da OPEP, com as quais manteve bom relacionamento ao longo dos anos, a Petrobras conseguiu manter o abastecimento do mercado brasileiro.
2. Desenvolvimento
A grande crise do petróleo aconteceu em 1973 dentro do contexto da Guerra de Yom Kippur quando os países Arabes não aceitavam a criação do estado de Israel promoveram o ataque contra o estado judeu e importante salientar que devida ao fato desse ataque contra o estado ter sido num feriado religioso ele não foi bem visto pelo ocidente, pela ONU os estados unidos por exemplo ate porque era aliados de Israel diante disse a ONU o ocidente de uma maneira geral condenaram esse ataque árabe a Israel. Isso fez com que os países árabes ficassem com a imagem um tanto quanto abalada no ocidente. O resultado foi que os países árabes resolveram tomar medida drástica através da OPEP ,Organização dos Países Organizadores de Petróleo (OPEC em Inglês) ele decidiram reduzir a produção do ouro negro pela metade o acarretou numa elevação no preço do petróleo e provocou a crise mundial do petroleo
E importante percebermos que três consequências desta crise mundial, estão muito claras no dia a dia na atualidade.A primeira delas é a seguinte foi observado pelos países ocidentais que eles não podiam depender tanto dos países árabes e de seu precioso petróleo daí a necessidade busca de energias alternativas o que tem muito haver com a atualidade o que tem se falado muito ultimamente um exemplo o Biodiesel.
Mas a na época em 1975 o Brasil através do presidente Ernesto Gêiser criou o