Crise do petróleo de 1973
Cristino pereira dos santos
A CRISE DO PETROLÉO DE 1973
FACULDADE ARAGUAIA
GOIANIA/2012
Maria Alves de Brito ludimila pereira de castro
Cristino pereira dos santos
CRISE DO PETROLÉO DE 1973
Trabalho realizado para fins avaliativos da disciplina de Contabilidade Tributária do curso de Ciências Contábeis Faculdade Araguaia.Turma 5CCNA.
FACULDADE ARAGUAIA GOIANIA/2012 Sumário Introdução 4 O MUNDO E A CRISE DO PETRÓLEO DE 1973 5 A Criação da OPEP 6 EMPRESAS PETROLÍFERAS E O AUMENTO DO PREÇO DO PETRÓLEO 8 O PRELÚDIO DA CRISE DE 1973 9 A CRISE DO PETROLÉO NO BRASIL 12 CONLUSÃO 14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
Introdução
O trabalho em questão apresenta um levantamento histórico sobre a crise mundial do petróleo de 1973, sendo que foi descoberto no inicio do século XX, e a partir de então passou a ser o principal fornecedor de energia, impulsionando um progresso acelerado aos países que se industrializaram e formaram grandes potencias econômicas.
Tendo início na década de 1970, quando descoberto que o recurso natural não é renovável. E em decorrência disso ou utilizando o fato como pretexto, o preço do petróleo passou a sofrer muitas variações, e com isso originando uma crise mundial.
Focados nesses acontecimentos veremos detalhadamente os fatos que originou e quais métodos foi implantado para contorná-la.
O MUNDO E A CRISE DO PETRÓLEO DE 1973
Descoberto no início do século XX, o petróleo passou a ser o principal fornecedor de energia, gerando um progresso acelerado aos países que se industrializaram e formaram grandes potências econômicas. Se o petróleo era o elemento principal da economia das grandes potências, originando progresso e riqueza, o mesmo não acontecia aos países que produziam o precioso ouro negro. O