OpenUp - Fundamentos Básicos
Autor / Revisor Data Observação Glauber Lobo 03/07/2008 Release inicial
OpenUp
O OpenUP é um processo para desenvolvimento de software. Ele surgiu junto com o projeto EPF do eclipse. O EPF é um projeto open source que surgiu de um projeto comercial da IBM Rational o RMC que é uma ferramenta para auditoria e bem como tailoring. O RMC vem com todo o RUP e vários tailorings prontos do RUP. O EPF é a versão open source do RMC.
OpenUP é um processo para o desenvolvimento de produtos de software que agrega muitos conceitos do RUP e adiciona valor e práticas ágeis principalmente de metodologias como o XP e o Scrum. O OpenUP/Basic que é o assunto desse posta se foca em projetos com equipes pequenas.
O OpenUP é baseado em 4 princípios básicos que são: Colaborar para alinhar interesses e compartilhar conhecimento, Focar na articulação da arquitetura, Balancear prioridades concorrentes com o retorno de valor para o Stakeholder e Envolvimento continuo para obtenção de feedback e melhorias.
Como você pode perceber a figura a cima ilustra que através de diversos papéis as pessoas gerenciam e desenvolvem soluções mas como a Comunicação e Colaboração como meio para isso.
O OpenUP/Basic é sub-set do RUP muito enxuto e podemos perceber isso pelos papéis, são apenas 6 papéis. São os 6 da figura a cima :) Outra característica ágil do OpenUP/Basic é que ele se propõe a entregar software com o mínimo de formalismo e artefatos gerados. Isso funciona, mas não é uma bala de prata, dependendo do projeto será necessário adicionar mais atividades e artefatos aos roles, por que ele enxuto pra caramba. A questão está totalmente ligada aos níveis de cerimônia do projeto, por que técnicas mais avançadas necessitam de mais cerimônia. Para muitos projetos ele serve como uma luva! Voltando aos papéis...
Stakeholder: Provavelmente você já deve estar acostumado com o termo. Os Stakeholders são todas as pessoas que estão interessadas no