Opensuse
A plataforma SUSE Linux foi criada com intuito facilitar o uso para usuários novos e ser também para usuários experientes, e que pudesse ser usado por pequenas empresas e desenvolvedores de softwares.
Curiosidades
O Mascote: O geeko como muitos pensam não é um lagarto e sim um camaleão
YaST : O nome vem de “Yet Another Setup Tool“, “Mais outra ferramenta de configuração“, ela é uma ferramenta que auxilia nas instalações e configuração do SUSE e distribuições da Novell. Ficou popular por sua facil utilização, interface grafica agradavel e capacidade de personalizar o sistema rapidamente.
Novell com Microsoft: Em 2006 a Novell assinou um contrato com a Microsoft, para que juntos fizessem uma ponte entre o software livre e o software privado, e iriam trabalhar junto na área de virtualização, gerenciamento de serviços de web e compatibilidade de formatos de documentos.
Criação
Historia
No inicio SUSE Linux era uma tradução do Slackware Linux para o idioma alemão, foi fundada em 1992 por uma empresa de consultoria do UNIX. O Nome SUSE vem da abreviação em alemão de “Software- und System-Entwicklung“ que seria “Desenvolvemento de software e de sistemas“, mas alguns dizem que o nome vem do Konrad Zuse, Alemão pioneiro na computação. Em 1994 foi lançada uma versão com o nome de S.u.S.E Linux 1.0 que seria o Slackware mas em Alemão.
Em 1996 foi lançada a primeira verdadeira versão S.u.S.E Linux 4.2. Mais tarde o SuSE Linux iria ganhar caracteristica do Red Hat Linux. Em 2001 foi anunciado o SUSE Linux Enterprise Server, e em 2003 a empresa passou a chamar SUSE Linux. No mesmo ano a empresa Novell anunciava que iria comprar da empresa SUSE, que foi adquirida no começo de 2004. Em 2004 os computadores da empresa Novell usaram SUSE Linux e no mesmo ano foi anunciado que o aplicativo de gerenciamento, o YaST, iria ser disponibilizado ao publico.
Em 2005 o porta-voz da Novell anunciava o desenvolvimento da serie SUSE Profissional e que o mesmo