Meio ambiente
PROGRAMA DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Uma questão de consciência e comprometimento de todos com a preservação do Meio Ambiente
OBJETIVOS:
1- Colaborar para a preservação do meio escolar e da natureza, dando um destino adequado aos resíduos sólidos produzidos na Escola.
2- Contribuir na construção de uma consciência ecológica em todos os indivíduos que interagem no Ambiente Escolar Castelo Branco.
JUSTIFICATIVA: Ao longo da história, a humanidade, movida por interesses econômicos e em nome do conforto e do progresso tecnológico, tem promovido imensas devastações da natureza, colocando em risco a sua própria existência no Planeta. Diante dessa realidade, determinadas ações que amenizam os impactos ambientais gerados pelo homem sobre o ambiente natural precisam ser colocadas em prática. Entre essas ações, destaca-se a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, pois a cada dia são produzidas grandes quantidades de resíduos em nossas casas, escolas, locais de trabalho, entre outros, sem que este receba o destino adequado. O problema agrava-se cada dia e tem deixado de ser apenas um projeto a ser realizado e que vise lucros para as escolas, mas uma necessidade. Além disso, é inaceitável que continuemos vendo a produção de resíduos aumentar progressivamente, tanto no ambiente escolar como residencial, industrial, sem que nenhuma iniciativa seja colocada em prática.
REFERENCIAL TEÓRICO: Resíduos sólidos são todos os resíduos provenientes das atividades humanas, comumente definido como aquilo que ninguém quer. Porém, é preciso reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade, pois a maioria dos materiais que é destinado como resíduo, poderia e deveria ser reciclado (Zulauf, 2000). Existem três tipos principais de resíduos sólidos. O primeiro deles, produzido em maior proporção, é o Resíduo Domiciliar, constituído pelo lixo das casas, bares, restaurantes,