op com instrumentos finan
São realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros; Instrumento Financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Conceitos:
Moeda ( Caixa) – é um ativo financeiro porque representa um meio de troca e, portanto constitui a base sobre a qual todas as transações são mensuradas e reconhecidas nas demonstrações contábeis;
Depósito de caixa em banco ou instituição financeira similar – representa um direito contratual do depositante de obter caixa, reduzindo o saldo em favor de credor, em pagamento de passivo financeiro. Ativo Financeiro é qualquer ativo que seja: caixa; instrumento patrimonial de outra entidade; direito contratual:
a) de receber caixa ou outro ativo financeiro de outra entidade; ou de troca de ativos financeiros ou passivos financeiros com outra entidade sob condição potencialmente favorável para a entidade;
Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade e que:
a) Não é um derivativo no qual a entidade é ou pode ser obrigada a receber um número variável de instrumentos patrimoniais da própria entidade; ou um derivativo que será ou poderá ser liquidado de outra forma que não seja pela troca de um montante fixo de caixa ou outro ativo financeiro, por número fixo de instrumentos patrimoniais da própria entidade. É um contrato realizado com a finalidade de gerenciar incertezas existentes em outro contrato. Exemplo. Há quatro modalidades de contratos negociados: Termo; futuro; opções; swaps.
Investimentos
Os excessos de recursos financeiros que temporariamente permanecem compondo o saldo da conta Caixa podem ser investidos, visando a obtenção de rendimentos.
Investimentos com rendimentos garantidos
Investimentos com rendimentos pós-fixados
Investimentos com rendimentos pré-fixados
Investimentos com rendimentos