Cosumismo
Consumo privado[editar | editar código-fonte]
É realizado pelas famílias e pelas empresas pertencentes à iniciativa privada, que como agente econômico, utilizam o rendimento que obtêm na atividade produtiva para comprar bens e serviços necessários à satisfação de suas necessidades, tais como: alimentação, vestuário, habitação, divertimentos, luz, água, energia que tem em casa e que se a gente não toma cuidado pode acabar. Por exemplo o reservatório da cantareira esta com um nível de água muito baixa e abastasse a maioria das pessoas da zona norte. A água poluída é tão pior do que a escassez de água.
Consumo público[editar | editar código-fonte]
O consumo não se restringe às famílias, mas também à Administração Pública. O consumo feito pela Administração Pública é o consumo público, pois esta consome bens e serviços necessários à sua atividade.
Modelos de consumo[editar | editar código-fonte]
John Maynard Keynes ( 1936) - modelo usado para explicar os factores de influência na evolução dos sistemas económicos. Considera o investimento como motor do progresso e que corresponde à propensão a consumir, manifestação directa do dinamismo dos consumidores.
Este modelo põe em evidencia três tendências fundamentais:
o incitamento a investir; a preferência pela liquidez a propensão a consumir
O seu sistema económico está determinado por duas grandes categorias de factores: os dados e as variáveis.
Vejamos:
1- Dados classificados em sete grupos e com referência a uma dimensão psicológica:
a. Volume e qualificação da mão-de-obra;
b. Quantidade e qualidade dos elementos disponíveis;
c. Nível tecnológico
d.