OOOOOO
Por mais simples que possa parecer, ainda é muito difícil para os cientistas definirem vida com clareza. Muitos filósofos tentam defini-la como um "fenômeno que anima a matéria".4
De um modo geral, considera-se tradicionalmente que uma entidade é um ser vivo se exibe todos os seguintes fenômenos pelo menos uma vez durante a sua existência 5 :
Desenvolvimento: passagem por várias etapas distintas e sequenciais, que vão da concepção à morte.
Metabolismo: absorção, transformação, armazenamento, e excreção de energia, quer atrelada à matéria, quer não;
Crescimento: absorção e reorganização cumulativa de matéria oriunda do meio; com excreção dos excessos e dos produtos "indesejados".
Movimento: em meio interno (dinâmica celular), acompanhada ou não de locomoção no ambiente.
Reprodução: capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
Resposta a estímulos: capacidade de "sentir" e avaliar as propriedades do ambiente e de agir seletivamente em resposta às possíveis mudanças em tais condições.
Evolução: capacidade das sucessivas gerações transformarem-se gradualmente e de adaptarem-se ao meio.
Estes critérios têm a sua utilidade, mas a sua natureza díspar torna-os insatisfatórios sob Identifique e discuta de forma consistente “os conhecimentos” relevantes para o bom funcionamento de uma organização?
Como surgiu e como se define o Capital Intelectual?
O Capital Intelectual é propriedade da empresa?
Aula-tema 06: Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais (SIG)
Vários são os meios que nos proporcionam uma alavancagem nos processos da Organização. Assim sendo discuta com o grupo e indique como podemos comparar a evolução e o dinamismo do mercado com as necessidades das empresas por meio de informações? Qual é a influência e a importância do papel de SIG no processo de tomada de decisão?
Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Uma das principais