Onychophora
Elias Valente Francisco Andrew Karina Raposo Luzinete Lopes
Profª: Rosimeire Trindade Macapá 2013
Onychophora
Bilaterais vermiformes terrestres Semelhantes aos artrópodes em sua morfologia, e em menor escala com anélideos. Conhecidos como “vermes caminhantes”.
110 espécies descritas, restringem-se aos trópicos e zonas temperadas. Vivem no folhiço ou sob objetos no solo da floresta. Noturnos, possuem fototaxia negativa. Encontrados em ambientes úmidos e geralmente
escuros.
Sob condições desfavoráveis (frio ou seca), vão para dentro do solo.
Estrutura
Apêndices segmentares pareados, corpo mole e a pele é seca e aveludada. Medem de 5mm a 15cm de comprimento, corpo cilíndrico em seção transversal, achatado ventralmente Papilas cobrem o corpo. Lobópodes (apêndices cônicos sem articulação). Terminam em um par de garras esclerotizadas. Orgão coxal (saco ou vesícula). Glândulas crurais (glândulas excretoras), que se abrem para o exterior por meio das papilas crurais.
Estrutura
A Cabeça tem três pares de apêndices
Mandibulas, pontiagudas, esclerotizadas (fundo da cavidade) Papilas orais nas quais se abrem um par de glândulas de muco.
As glândulas de muco expelem uma secreção leitosa, usada s para aprisionar as presas
Parede do corpo e locomoção
Corpo recoberto por um fina cutícula quitinosa, ou exoesqueleto. Composta por: α-quitina e proteínas, fina epicutícula(1) com uma camada de procutícula abaixo, exocutícula(2) e endocutícula(3).
Cutícula expelida por uma Epiderme uniestratificada. Tonofilamentos (une a musculatura a cutícula). Fibras de colágeno em arranjo ortogonal com fibras paralelas. Camada mais externa: musculatura circular. Camada mais interna: fibras longitudinais. Lâmina de musculatura oblíqua. Hemocele (cavidade corporal), sacos nefridiais e gônadas (representam um celoma reduzido).
Nutrição
Predam pequenos artrópodes. Produz muco protéico enreda a