Onychophora
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ONYCHOPHORA
MACAPÁ
2013
BEATRIZ DE OLIVEIRA ALBARADO
CARLA TAINA MAIA RAMOS
JOANDRO PANDILHA DOS SANTOS
RAIMUNDO ROSEMIRO DE JESUS BAIA
RAYANA KELLY DA SILVA REIS
TAMILIS DE NAZARÉ BARREIRO CARDOSO
ONYCHOPHORA
Trabalho apresentado a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, com vistas à obtenção de créditos na disciplina Zoologia I, 4º semestre, sob a orientação do docente Alexandre Santiago.
MACAPÁ
2013
INTRODUÇÃO Foram descobertos e lançados na lista de animais em 1826, por Lansdown Guikding, relacionado como lesma, devido a sua semelhança com essa espécie. Os onicóforos pertencem a animais bilaterais, segmentados e vermiformes que vivem sobre solo, eles compartilham fortes semelhanças com artrópodes e anelídeos e possuem um filo próximo chamado tardigrada. Até hoje foram descritas 110 espécies, eles vivem trópicos de zona temperadas do hemisfério sul. Os onicóforos são noturnos possuem hábitos noturnos sendo encontrados em ambientes úmidos e geralmente escuro.
ONYCHOPHORA
Os onicóforos são animais bilaterais vermiformes terrestres, com fortes semelhanças morfológicas com artrópodes e, em menor escala, com anelídeos. Por parecerem vermes com pernas, os onicóforos são às vezes chamados de “vermes caminhantes”. Há 110 espécies descritas que se restringem aos trópicos e zonas temperadas do hemisfério sul. Esses animais são noturnos e com fototaxia negativa, sendo encontrados em ambientes úmidos e geralmente escuros. Eles assemelham-se com lagartas, mas já foram também comparados a lesmas. Vivem geralmente em florestas tropicais, no folhiço ou sob objetos no solo da floresta. Quando não há condições favoráveis (seco ou frio), vão para dentro do solo e se tornam dormentes ate que as condições melhorem.
Onychophoda é interessante pela contribuição que oferece para compreensão da evolução de Arthropoda, apresentando