Onograma petrobrás

833 palavras 4 páginas
eja abaixo quais fontes de energia alternativa já foram estudadas pela Petrobras Distribuidora e a viabilidade ou não de implantação, como explica Paulo da Luz Costa, Gerente de Segurança Meio-ambiente e Saúde da Rede de Postos Companhia.

Energia solar - Uma das companhias que mais aplica energia solar em seus postos é a British Petroleum . Luz informa que a empresa britânica desenvolveu o conceito, muito parecido com o utilizado pela Companhia, aproveitando a energia solar para o funcionamento das bombas. Uma cobertura com um filme fotovoltaico alimenta todas as bombas. A utilização, apesar de restrita, conta com uma tecnologia bastante desenvolvida no mercado atual, e mais uma vez a BP é a mais avançada, com alguns postos na Espanha e na Alemanha.

"Na verdade a BP usa as placas de energia fotovoltaicas em cima do posto, abastece as bombas e também um cyber-café, na loja de conveniências", explica ele.

A BR distribuidora tem hoje oito postos no Brasil funcionando com energia solar, identificados com uma logomarca especial coordenada com a da Petrobras Distribuidora. Um deles é o Posto Cefet, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro.

"Instalamos as placas fotovoltaicas e a bomba solar, com quatro bicos que abastecem o posto. A energia solar, após ser transformada em energia elétrica, segue para o inversor, que é o cérebro do sistema. Quando um carro está sendo abastecido a energia solar alimenta diretamente a bomba de combustível. Com a bomba parada, o inversor envia esta energia para ser armazenada por uma bateria. Caso a energia produzida não seja suficiente, ele complementa com energia da rede elétrica" - esclarece Paulo da Luz.

"Fora do Brasil a legislação permite a venda de energia para o mercado também, como pratica a BP se os postos não estiverem usando energia solar eles trocam com a rede elétrica. A legislação brasileira ainda não permite esta troca de energia", diz ele. Foi com este projeto que a Pertrobras Distribuidora ganhou o Prêmio

Relacionados