Clientes
A leitura do texto “Clientes Camaleão” remete-nos para o que acontece hoje em dia no mercado, onde os consumidores estão dispostos a pagar um preço elevado por produtos/serviços que lhe oferecem valor acrescentado, mas quando se trata de produtos/serviços indiferenciados o cliente não está disposto a pagar preços elevados. Por exemplo, há consumidores que compram carros de elevado preço e no entanto compram produtos de marcas brancas nos supermercados, o que mostra um comportamento bastante racional por parte destes.
Atualmente, no mercado estão muito presentes as empresas low cost que se destacam no mercado das companhias aéreas, onde há um baixo custo e os níveis de qualidade cumprem determinados standards mínimos. Neste caso, onde não é possível num avião ter um grande conforto e um serviço mais adequado, os clientes não se importam de abdicar desse conforto (no caso de viagens pequenas) para poderem pagar um preço muito mais baixo do que o que teriam que suportar se fosse num avião que lhe oferecesse todo o conforto, mas com preços muito elevados.
Assim, podemos concluir que é necessário as empresas acrescentarem valor aos seus produtos/serviços, que olhem para além destes estejam atentos às necessidades e desejos dos “clientes camaleão”, para que possam disputar o mercado high value, onde “Sobreviverão não os mais fortes, nem os mais inteligentes. Sobreviverão os que melhor se adaptem às mudanças” (Charles Darwin). É muito importante também as empresas terem conhecimento das tendências, para que possam acompanhar a exigência dos consumidores, pois cada vez mais estes estão menos sensíveis a marcas e mais dispostos a