Online
A criança V.M. N de 04 anos foi observada em sua própria residência por cerca de 40 minutos no dia 10/04/14 ele possui uma doença chamada Esclerose Tuberosa o que atrasa um pouco o aspecto mental. Ele estuda em uma escola particular onde fica com crianças menores que ele pelo atraso mental que a doença causa. O aspecto físico da criança esta de acordo com a idade, anda, corre, brinca.
O aspecto mental é um pouco atrasado por conta da doença. Ele ainda não fala palavras concretas. Apenas iniciais “Tata” refere a sua irmã “mama” a sua mãe “papa” ao seu pai entre outras. Os brinquedos não despertam interesse na criança, ela gosta de atenção e de brincar com outras pessoas.
Observação
V. M. N é uma criança hiperativa, com personalidade forte, demonstra suas vontades. A mãe segue uma rotina todos os dias, fazendo coisas sempre no mesmo horário para que a criança saiba o que esperar do dia. Começando quando acorda vai para a casa da avó depois para a escola, quando sai da escola vai pra casa e fica brincando. Quando escurece sabe que esta perto do horário da janta depois da janta brinca e mais tarde vai tomar banho ai a criança já sabe que esta na hora de dormir. Ou quando a mãe da o banho mais cedo sabe que vai passear. Fazendo assim a mãe ajuda na estimulação do perceptual da criança que tem dificuldades por causa da doença. Quando chegamos a sua residência ele estava deitado na sala de sua casa, estava chateado, pois havia acabado de tomar banho e não foi passear nem era horário de dormir. Não ficou acanhado nem tímido com a presença de pessoas estranhas. E ele reconhece as pessoas mais próximas, mais não se sente tímido com quem não conhece, logo foi brincar com sua bola. O único brinquedo que lhe desperta interesse e ele sabe brincar do modo “certo”. Ele levava a bola pra irmã jogar ou às vezes ele mesmo jogava e observava os movimentos da bola. Após pegou uma sacola plástica rasgou