Corsan Parobé
JÓICE MULLER CRIPPA
Técnico Meio Ambiente
T: 710
Relatório
CORSAN
Taquara, 20 de Julho
2014
Introdução
No dia 12.07.2014 a turma 710 do Curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Unipacs realizou uma saída técnica á Corsan de Parobé, com o intuito de conhecer os processos pelo qual a água passa desde o momento em que chegam do rio na estação até o momento em que chegam á rede de distribuição para a população. Os dados obtidos durante a saída serão apresentados á seguir em relatório.
Corsan – Parobé, RS.
Atualmente á estação da Corsan de Parobé recebe água do Rio Paranhana e abastece Parobé e uma grande parte de Igrejinha. Por ser a ultima cidade por onde o rio Paranhana passa antes de se juntar com o Rio do Sinos, a água chega á estação bastante contaminada eis que desde a sua nascente vem carregando todos os tipos de compostos químicos, dentre eles os poluentes, que encontra no caminho.
O processo utilizado na estação é o convencional, que é o mais utilizado este processo é capaz de retirar as substancias nocivas ao homem da água porém não retira sal da água, por exemplo. Esse processo possui três etapas: coagulação e floculação; sedimentação ou decantação (sedimentação da água e decantação da sujeira) e desinfeção.
Existe ainda a fluoretação que não é necessária para o tratamento da água, ou seja, se o flúor não fosse adicionado á água esta ainda seria própria para consumo porém ela não seria potável eis que, segundo o que a Legislação determina a água só é potável quando possui determinado teor de flúor.
A estação funciona de forma continua, ou seja, enquanto a água esta sendo bombeada para a estação através de bombas colocadas á margem do rio, a água vai sendo tratada, porém em alguns casos a ETE é desligada e fica parada e isso ocorre quando os reservatórios estão cheios e não é mais necessário o funcionamento por pequenos períodos de tempo.
Processos – Etapas