ONIOMANIA
Piracicaba – SP
2013
INTRODUÇÃO
Este estudo tem a finalidade de mostrar alguns fatores que podem explicar o consumo como transtorno compulsivo e suas consequências, suas relações entre cultura e sociedade. Os indivíduos estão “comprando” cada vez mais e se endividando na mesma proporção.
Hoje é muito fácil conseguir crédito, as pessoas compram tudo que querem sem ter exatamente renda suficiente para saldar as dívidas adquiridas, prejudicando a vida social e financeira delas, afetando até mesmo os relacionamentos com os amigos e familiares, pois, estas se afundam em dívidas e recorrem a elas para quita-las.
Estas pessoas que consomem compulsivamente, muitas vezes sem a necessidade daquele determinado produto, somente pelo prazer de comprar e de mostrar o seu poder de compra, provavelmente sofrem de um mal, chamado de oniomania, que tem tratamento e que pode ser controlado, como veremos no decorrer da apresentação deste trabalho.
A doença:
Oniomania ou simplesmente compulsão por comprar, parece ser um exagero, mas trata-se de uma doença muito grave, que está se tornando cada vez mais comum e encontra-se em todas as partes do mundo, é tratada com terapias, como uma pessoa que tem problemas de dependência química, ela não distingue a situação econômica da pessoa, se tem mais ou menos dinheiro. Comprar causa sensação de prazer, isso explica porque as pessoas que tem esse transtorno acabam canalizando suas frustrações para essa atividade. A cada dia cresce mais o número de pessoas que procuram ajuda psicológica ou psiquiátrica para controlar o consumo compulsivo. Conforme alguns estudos feitos pela USP, 3% da população brasileira sofrem com este problema, parece pouco, mas quando se tem mais de 190 milhões de habitantes, este número é muito relevante.
O desejo de gastar é incontrolável, assim como um dependente de drogas tem a necessidade em se drogar e um alcoólatra