ong patas
A ONG PATAS foi fundada em 01º de maio de 2008, na cidade de Bebedouro, estado de São Paulo, por um grupo de cidadãos preocupados com o enorme número de animais abandonados nas ruas do município.
Diante do quadro grave que encontraram, com centenas de cães e gatos atropelados, doentes, famintos e feridos, esse grupo resolveu fundar uma Organização Não-Governamental, com o objetivo de encontrar soluções viáveis para combater os problemas da superpopulação canina e felina, dos maus-tratos perpetrados contra os animais e o abandono indiscriminado de bichos nas ruas da cidade.
No momento, a ONG PATAS atua em três frentes: palestras de conscientização em escolas, castração de animais abandonados e a realização de uma feira trimestral de doação de animais.
Nessas feiras, os interessados (maiores de 18 anos) podem adotar qualquer um dos animais em exposição, desde que apresentem a documentação mínima exigida, assinem um termo de posse responsável e paguem uma taxa simbólica no valor de R$ 5,00 (cinco reais), que foi criada apenas para afastar eventuais aproveitadores. Os bichos que não conseguem um novo lar retornam aos abrigos provisórios e aguardam pela realização da próxima feira.
A ONG gasta em média, R$ 50,00 por cada animal e esse valor é mensal. Esse dinheiro vem apenas das mensalidades de seus sócios e de (poucas) doações de pessoas físicas e jurídicas.
A ONG realiza visitas periódicas para verificar se os animais adotados estão sendo bem tratados.
Apesar das dificuldades, a entidade já conseguiu recolher, tratar e doar mais de 400 animais abandonados, além de castrar cerca de 250 cães e gatos.
Por fim, ressaltamos que a ONG PATAS não presta serviços de primeiros-socorros e que só abriga animais de acordo com sua capacidade financeira e de espaço. Infelizmente, algumas pessoas não entendem que a ONG tem pouco dinheiro e que todos os nossos