Ondulatória
DEFINIÇÃO DE ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: Pode ser definido como intervalo completo da radiação eletromagnética que contém as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, os raios X, a radiação gama, os raios violeta e a luz visível ao olho humano. Ou aquele que se refere às emissões de fótons em todos os níveis, relacionando a luz visível e os outros espectros que não interferem na visão humana. Quer dizer sabendo que todas as ondas eletromagnéticas, que são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam perpendicularmente um em relação ao outro, têm a mesma velocidade no vácuo, c= 3 x 108 m/s, e que elas se diferem entre si pelo comprimento de onda e consequentemente também pela freqüência, elas são geradas por diferentes fontes. O conjunto que inclui todas as ondas eletromagnéticas de diferentes freqüências é o espectro eletromagnético. Algumas são visíveis podendo ser captadas pelo olho humano, no entanto, a maior parte é invisível aos nossos olhos.
ZONAS DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: Há ondas eletromagnéticas de freqüência extremamente baixa e muito baixa e os raios cósmicos de alta energia ( este é considerado uma partícula, não um raio), mas as principais são ondas de rádio, microondas, infravermelhos, luz visível, raios ultravioletas, raios x e raios gama.
Ondas de rádio: São ondas eletromagnéticas de baixas freqüências, até cerca de 3x109 Hz, são denominadas de ondas de rádio. São denominadas dessa forma porque são utilizadas para fazer as transmissões das estações de rádio, quer dizer comunicação a longa distância. Nas estações existem circuitos elétricos próprios