ondulatoria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS
MECÂNICA DOS FLUIDOS
Capítulo 01
Prof. Eliane Justino
INTRODUÇÃO
A mecânica dos fluidos é a parte da mecânica aplicada que se dedica à análise do comportamento físico dos líquidos e gases tanto em equilíbrio quanto em movimento.
Por que estudar mecânica dos fluidos?
O conhecimento e a compreensão dos princípios básicos e dos conceitos da mecânica dos fluidos são essenciais para a análise de qualquer sistema no qual um fluido é o meio operante.
Por exemplo:
• Estudos de modelos para determinar as forças aerodinâmicas atuando sobre edifícios e estruturas e os campos de escoamento em torno deles.
• Esforços sobre superfícies em planos e curvas. Barragens, túneis etc. • Projeto de todos os tipos de máquinas de fluxo, incluindo bombas, ventiladores, compressores, turbinas etc.
1
11/03/2011
DEFINIÇÃO DE UM FLUIDO
O que é um fluido?
Quais as diferenças entre um sólido e um fluido?
Um sólido é “duro” e não é fácil de deformá-lo enquanto um fluido é
“mole” e é muito fácil de deformá-lo.
ENGENHARIA
Estrutura molecular
Não são comprimidos LÍQUIDO
SÓLIDO
Moléculas pouco espaçadas e estão sujeitas a forças intermoleculares intensas e coesivas. Não se deforma facilmente.
São comprimidos e deformados Espaçamento molecular é maior (liberdade de movimento) e as forças intermoleculares são fracas. Facilmente deformados. GASES
Espaçamento molecular ainda maior (liberdade de movimento) e as forças intermoleculares são desprezíveis. Podemos distingui-los a partir do seu comportamento, ou seja, como eles se deformam sob a ação de uma carga externa.
Um Fluido é uma substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (tangencial), não importa quão pequena ela seja. Pela definição os fluidos compreendem as fases líquidas e gasosas (ou de vapor).
Um sólido deforma-se quando uma tensão de