onde e como ocorre a ossificação intramembranosa.
1. Quais são as funções do tecido cartilaginoso?
Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.
2. Qual é o tipo celular e a composição da matriz extracelular presentes no tecido cartilaginoso?
3. Diferencie os três tipos de tecido cartilaginoso com relação a sua composição.
Cartilagem hialina: é a mais comum no organismo e sua matriz possui fibrilas delicadas de colágenos tipo II. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, presente entre a diáfise e a epífise de ossos longos, sendo responsável pelo crescimento do osso em extensão. Nos adultos, ela está presente na traquéia, na parede das fossas nasais, brônquios e extremidades das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos.
Cartilagem elástica: possui escassas fibrilas de colágeno tipo II e um grande número de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na trompa de Eustáquio, na epiglote e na cartilagem cuneiforme dalaringe.
Cartilagem fibrosa: possui matriz formada por fibras de colágeno tipo I. Este tipo de cartilagem é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de inserção de alguns tendões e ligamentos e na sínfise pubiana.
4. O que é o pericôndrio, onde pode ser encontrado e qual é a sua função? Qual é a importância dos glicosaminoglicanos sulfatados apresentarem grande quantidade de água de solvatação? Uma camada de tecido conjuntivo do tipo denso não-modelado que envolve as cartilagens, exceto das cartilagens articulares das articulações sinoviais, Dentre suas funções mais comuns estão :
Facilitar o fluxo de sangue;
Participar do desenvolvimento dos ossos;
Proteger a cartilagem de trauma ou dano e;
Produzir novas células de cartilagem.
A água extracelular presente no conjuntivo está na camada de solvatação das glicosaminoglicanas. Há uma homeostasia nos tecidos conjuntivos, isto é, a